Esse monstro da engenharia genética foi desenvolvido pelos cientistas loucos de Bison em Mriganka ao pedido de Vega, que queria um poderoso touro para treinar. Bem, os cientistas tentaram modificar e criar algo que dificilmente pode ser chamado de um touro. A besta é mais inteligente que a maioria dos animais. Mesmo não atingindo a inteligência humana, Diablo é muito cruel. Vega odeia essa coisa – Diablo é feio e brutal. Vega quis enviá-lo de volta para Mriganka, mas então percebeu que era a ferramenta perfeita para treinar seus estudantes – ele os envia para enfrentarem Diablo.
A principal tática de Diablo contra Street Fighters é jogá-los longe e arremessá-los contra superfícies sólidas para que se machuquem. Depois disso, ele tentará chifrá-los. Entretanto, ele tem um temperamento imprevisível. Quando ele perder um Nível de Saúde, não descansará até ter derrotado o personagem que causou o dano – mesmo se outros personagens o ferirem no processo. A única coisa que o fará parar será uma capa vermelha.
As seguintes manobras se aplicam somente ao touro (personagens não podem comprá-las):
Charge(Esportes): O touro abaixa sua cabeça e corre em direção ao alvo, como uma locomotiva a todo vapor.
Gore (Soco): O touro abaixa sua cabeça próximo ao oponente e rapidamente a levanta, atacando-o com seus chifres. Se for bem sucedido, o oponente é arremessado para trás em três hexágonos de distância.
Apresamentos Especiais/ Knockdown/ Empurrões: Qualquer personagem tentando derrubar Diablo pelas suas patas, ou tentando empurrá-lo para trás (usando alguma manobra especial, como Double Dread Kick, por exemplo) deve causar mais dano que o Vigor do touro. Se não conseguir, o touro não é empurrado, e o personagem deve terminar imediatamente sua Manobra Especial.
* OBS: as Técnicas de Diablo foram deduzidas a partir de suas manobras e as habilidades com base em sua história.