Crônica 2024 – Episódio 29: Correndo contra o Tempo

Episódio 28 aqui.

Dias antes, Sagat e Kiet estão seguindo rastros de Ryu pelo Camboja, onde locais falaram de um lutador assassino vagando a esmo. O karateca estaria desorientado e possuído pelo Satsui no Hadou desde a incursão do grupo por Mriganka ano passado e não apenas a dupla de kickboxers querem salvá-lo de si mesmo como convidá-lo para o novo torneio que acontecerá em breve. No acampamento que montaram, à beira de um rio que desce em uma cachoeira mais adiante, Kiet sai para caçar quando de repente ouve Sagat gritando.

O novo discípulo de Sagat corre o mais rápido que pode, a tempo de ver o demônio Akuma jogando Sagat cachoeira abaixo com seu Metsu Shoryuyken. Ele sabe quem é seu oponente, não apenas pelas lendas, mas porque o próprio Ryu lhe contou sua história quando se conheceram anos antes. Kiet não enxerga seu mestre lá embaixo mas ao mesmo tempo imagina que a queda não seria o suficiente para matar o ex-campeão dos Street Fighters, então foca-se no seu novo oponente que já se move rapidamente pra cima dele, deixando um rastro de sombras por onde passa o que assusta o jovem jaguar que imediatamente se coloca na defensiva.

Kiet tem técnica, mas Akuma tem mais e é mais forte. Seus rápidos movimentos deixam o tailandês desnorteado, mal conseguindo se defender a tempo de golpes como Hurricane Kicks e Dragon Punches, enquanto tenta em vão acertá-lo, mas tomado pelo medo, quase não infringindo danos no seu oponente. Para ajudar, Akuma consegue entender as limitações de seu oponente rapidamente, tomando distância que Kiet não consegue superar e derrubando-o com um poderoso Improved Fireball. Kiet está semi-consciente e sente a mão grande e poderosa de seu oponente apertando sua garganta enquanto o ergue no ar. Kiet lembra de sua mãe e de Tagas, enquanto que tenta debilmente fazer algo para se soltar.

Para sua sorte, o demônio diz que não vale a pena matá-lo, que ele não é um oponente digno e o arremessa cachoeira abaixo, indo atrás de seu alvo novamente: Ryu. Horas mais tarde Sagat consegue acordar Kiet e juntos partem conversando sobre o ocorrido, em direção ao vilarejo próximo onde ouviram falar de alguém parecido com o karateca. Eles precisam chegar até ele antes de Akuma encontrá-lo. No vilarejo eles encontram Ryu, já recuperado do seu transe e vivendo uma vida pacífica. Pelo visto os rumores eram sobre Akuma e não ele estar atacando pessoas na região.

Ryu está hesitante em participar de um novo torneio enquanto não controlar seu demônio interior, então juntos eles decidem ir para a Índia ver o novo Dhalsim, imaginando que ele poderia ter alguma técnica que ajudasse nesse sentido. No caminho, eles ouvem histórias sobre O Queimado, um misterioso lutador que ronda o sudeste asiático há um ano, sem memória e cometendo todo tipo de atrocidades. Teria ele alguma relação com o que ocorrera em Mriganka anos antes? Além disso, ouvem rumores sobre a Shadaloo ainda estar operacional, embora muito enfraquecida, sob o comando de Balrog.

Eles decidem partir para a Índia, para ver o novo Dhalsim.

Atentado no Rio

Rose fica na aldeia de Dhalsim, junto do corpo de Dudu Pereira, o campeão amador de Capoeira e discípulo da Fundação Monteiro. Desde que Aka Zahn sugou sua energia vital o garoto ficou em estado de coma e o trio Edu, Raj e Xiang tentam descobrir uma forma de encontrar o feiticeiro para pegar a “alma” do garoto de volta. No entanto, a visão recente de Edu ao entrar na Caverna do Demônio pela primeira vez o preocupou enormemente e isso o faz querer voltar ao Brasil temendo que eles estejam em perigo.

Com a chegada de Sagat e Kiet na aldeia, o grupo está formado novamente e por inconsequência de Edu, os dois tailandeses acabam entrando na caverna do demônio por engano e se vêem tomados pelos seus piores pesadelos. Sagat se via enfrentando eternamente Ryu tomado pelo Satsui no Hadou, enquanto que Kiet fazia o mesmo contra Akuma, enquanto na verdade ambos estavam se enfrentando. Não fosse pela intervenção de Raj e Rose, eles poderiam ter se matado lá dentro.

O grupo ruma para a casa da mãe de Edu no morro comer bolinhos, enquanto que o capoeirista vai para a Fundação ver seu mestre. Chegando lá, para sua surpresa, um carro preto muito suspeito está parado em frente à fundação. Ao entrar no CT, Lady Death, Hu e Itoketip estão assistindo a uma aula de capoeira com as crianças, enquanto conversam amigavelmente com o velho Monteiro, mas Edu sabe que a coisa podem esquentar a qualquer momento, então chama Filé com Fritas de lado e diz para ele fazer duas coisas: primeiro, murchar os pneus do carro deles e segundo, chamar seus amigos na casa de sua mãe, o que ele parte imediatamente para fazer.

Monteiro diz para Edu levar seus “convidados” para seu escritório, a fim de não colocarem as crianças em risco. Edu não gosta da ideia, já que prefere lutar em ambientes mais abertos, principalmente contra três inimigos poderosos como esses e sozinho. O brasileiro faz com que entrem no escritório e fecha a porta atrás dele, exigindo respostas do porquê estão ali. Sem cerimônias, Lady Death explica que Aka Zahn os enviou e que quer trocar a alma de Dudu, que não tem valor pra ele, por 1kg de pedra de meteoro pois sabe que o Dream Team tem acesso à aldeia de T. Hawk no México e também à Mriganka. O grupo teria uma semana para resolver isso e fariam a troca no morro, que o trio ficaria por perto observando,

Edu tenta enrolar para dar tempo de seus amigos chegarem, questionando sobre os suspostos clones de Bison, ao que o trio responde que eles não estavam prontos para combate ainda quando invadiram o Psycho Drive mas que estão em busca de um deles para reviver Bison com um ritual. Sem saída, Edu deixa-os ir já que não tem como derrotar os três sozinho e seus amigos demoraram demais a aparecer. Na saída, eles percebem os pneus murchos e pegam um táxi para ir embora.

Edu sobe o morro até a casa da sua mãe furioso com seus amigos que não apareceram. Sua mãe diz que não os deixou sair para que terminassem de comer. Enquanto conversavam, uma explosão forte na rua mais abaixo e uma fumaça preta sobe aos céus. O carro preto do trio explodiu sem aviso na frente da Fundação bem quando as crianças íam embora, ferindo várias. Bombeiros e ambulâncias tentam entrar no morro com dificuldade, enquanto que o grupo tenta ajudar a resolver a confusão que, de certa forma, são culpados. Dendê inclusive aparece furioso e ordena que eles resolvam tudo que foram os amigos deles que fizeram isso, indicando aos seus milicianos inclusive que não deixem mais os amigos do Edu entrarem no morro pois causam muita confusão. Eduardo tenta argumentar de que não eram seus amigos, mas sem sucesso.

De noite, após a confusão ser resolvida e até a polícia ir embora após a investigação do caso, eles decidem que no dia seguinte irão para Mriganka ver a mãe de Raj e descobrir algo sobre os espólios de Bison, como as pedras de meteoro da ilha, seus clones, etc. Durante o jantar, Edu tenta convencer sua mãe e seu pai a deixarem o morro, que ele poderia comprar uma casa pra eles em outro lugar mais tranquilo e ela fica de pensar sobre o assunto. Enquanto dormem, Raj percebe Pâmela, irmã de Edu, saindo escondida de casa na madrugada e decide segui-la. Ela sobe o morro em direção à mansão de Dendê, mas Raj é barrado no caminho pelos guardas que tem ordens expressas do chefe do morro para não deixar amigos de Edu vagando sozinhos por aí.

De Volta à Mriganka

Eles voltam para India e encontram Sagat e Kiet lá. Depois vão para Mriganka.

CONTINUAR

Faz quase dois anos que o grupo não pisava naquela ilha maldita. Agora reconhecida pela ONU como uma nação independente e sob administração-executiva de Lady Bison, mãe de Raj e herdeira de M. Bison, a ilha fora saqueada pelos países aliados durante muito tempo o que só fez aumentar a pobreza com a favela dobrando de tamanho, os monumentos destruídos anos antes sem restauração e muito mais, até serem “expulsos” recentemente e a reconstrução da ilha recomeçar com fundos do conglomerado financeiro dos Kumari. Esta é uma situação que inclusive preocupa Raj, com sua mãe inteiramente dedicada à ilha enquanto que funcionários tocam seus negócios que são sugados aos milhões para ajudar nos planos da senhora.

Com o jato de Korlov, o grupo viaja para Mriganka, agora constando nos mapas mundiais, e recebe autorização para pousar no novo aeródromo construído próximo à nova torre de comunicação na montanha. Bem menor que a antiga que funcionava como campo de camuflagem também, mas funcional o suficiente para que consigam descer na pista de terra em segurança. À sua espera, um hoverjet com nova pintura, sem o logo da Shadaloo, os aguarda para levá-los até a mansão na montanha, reconstruída do mesmo jeito que era quando Raj se hospedou nela há quase dois anos. Do alto, conseguem ver obras pela cidade, na parte central, enquanto que a favela parece ainda mais desolada do que antes.

Sra. Kumari, ou melhor, Lady Bison, os aguarda com Bison Jr no colo, feliz em receber seu primogênito. Eles comem juntos ouvindo a poderosa magnata reclamar dos saques feitos pelos países aliados na ilha, a quem ela chama de terroristas, e tenta convencer Raj a morar com ela ali, para ajudá-la na reconstrução e administração de tudo, o que ele enrola para não recusar logo de cara, já que tem seus próprios compromissos na Índia como novo Dhalsim. Os criados levam Raj até seu antigo quarto, o mesmo onde passara com Chun Li, o que traz muitas memórias em Raj. Já seus amigos são levados para o único hotel da cidade.

Mais tarde o grupo se reúne e rumam para o que sobrou da catedral onde Bison e sra. Kumari noivaram, mas está tudo destruído. Vasculhando os escombros, Edu acha um colar com uma minúscula pedra de meteoro, como os que os Theões de Bison carregavam na cerimônia que presenciaram. Ao longe, eles vêem que os domos anti aéreos foram recobertos, embora não dê para ter certeza se estão funcionando. Também é possível ver que as prioridades de reconstrução estão falhas, uma vez que a reconstrução da grande cabeça no monumento de Bison na montanha está à todo vapor. A própria mansão na montanha parece muito mais blindada e reforçada do que antes.

De lá eles descem para a muralha que separa a cidade da selva da ilha e são barrados pelos guardas para sua própria segurança, já que os nativos da ilha encontram-se ainda mais ariscos que no passado em virtude dos ataques. Eles planejam ir até o vulcão falso da floresta e não se deixam intimidar pelos guardas, partindo escondidos na madrugada seguinte, saltando sobre a muralha com suas habilidades. No vulcão, que encontra-se com as seguranças e até o expelidor de fumaça falsa desativados. Eles entram pela sua cratera no topo e descem os corredores que no passado eram apinhados de empilhadeiras e caixas com contrabando, agora vazias e tudo muito empoeirado e destruído.

No metrô, agora desativado, eles seguem à pé com pouca luz pelos trilhos em direção à base de Pesquisas Avançadas onde Raj encontrara o Psycho Drive e duelara mentalmente com Bison. Nota-se claramente que máquinas abriram caminho e destruíram muito da estrutura para saquear o que havia no subterrâneo. Na estação de pesquisas avançadas parece um cenário de guerra com tudo destruído e atirado aos cantos, enquanto que o caminho central até o elevador de Bison possui marcas de tratores sobre um chão estraçalhado pelo seu peso. É possível ver o que restou do laboratório de cibernética que transformou Nash em Shadow, mas o que mais chama a atenção é que metade desse andar virou uma enorme cratera de mineração, direto ao coração da ilha onde residia a sala secreta de Bison.

Do alto da enorme cratera dá pra ver que onde antes tinha brilho púrpura por todo lado, agora só se vê escuridão. Possivelmente todo ou a maioria do minério do meteoro que residia no coração da ilha e que era a riqueza energética e psíquica de Bison, agora está nas mãos de outra pessoa pois fora levado embora. Difícil saber inclusive o que poderia ter sido feito com os equipamentos do Psycho Drive, já que não possuem maquinário para descer até o fundo. Teria sido a Interpol? As Forças Aéreas americanas? Delta Red? Difícil dizer. O fato é que eles não tem ali o que Aka Zahn está buscando, então decidem partir para o outro lugar do mundo onde sabem que ainda tem pedra de meteoro: a aldeia de T. Hawk no México.

De Volta ao México

O grupo decide rumar para o México. Chegando lá, eles alugam um carro e viajam deserto adentro, orientando-se pelo sol e pelas estrelas para chegar à aldeia de T. Hawk onde estiveram anos antes. Em dado momento, uma armadilha na estrada de terra fura os pneus do carro e eles são rapidamente cercados por guerreiros da tribo Thunderfoot armados com lanças. Eles são escoltados para a aldeia com as mãos amarradas e lá ficam presos por alguns minutos até que T. Hawk chega para soltá-los.

O grupo janta com o grande chefe da tribo e comenta sobre os acontecimentos recentes e que estavam querendo impedir o retorno de Bison a este mundo por feitiçaria. T. Hawk se mostra preocupado mas nega o pedido do grupo de ir visitar a antiga mina de meteoro nos arredores da aldeia, dizendo que ninguém pode ir lá por segurança, já que aquele minério fora a ruína da aldeia no passado e que a mina foi fechada. Os heróis tentam convencê-lo mas T. Hawk está mais interessado em outra coisa: o convite para o torneio mundial de Street Fighting. Ele soube que teria de vencer outro dos convidados para ter sua vaga no torneio, então ele desafia publicamente Raj para enfrentá-lo no centro da aldeia pela vaga.

Raj não está muito a fim de enfrentar o grande chefe, mas o grupo entende que esta distração pode ser interessante para irem investigar a mina abandonada enquanto a luta acontece. Assim, o desafio é aceito e todos rumam para a praça central, arena de T. Hawk. Uma cerimônia é iniciada por um líder espiritual e assim que o gongo soa, Edu “some” em direção às minas, deixando Kiet e Xiang para trás que tentam segui-lo sem sucesso.

T. Hawk não perdoa o indiano, partindo para cima com tudo que tem e tentando trazer a luta para o apresamento, uma de suas especialidades. Raj por sua vez tenta manter distância e busca uma brecha na defesa de T. Hawk para acertá-lo em cheio, enquanto que ele próprio se defende e evade dos golpes mais fortes do mexicano.

Na mina abandonada, Edu se esgueira e chega a tempo de ver os dois guerreiros que faziam a guarda da entrada da mina serem derrubados por Julia, esposa de T. Hawk que parece estar aproveitando a distração do combate de seu esposo para ir no local proibido também. Edu entra logo atrás dela na mina e após poucos túneis encurrala ela em um beco sem saída, no exato instante em que ela examinava pedras púrpuras em uma parede  e mandava uma mensagem por um comunicador para alguém lá fora. Edu reconhece o tom de voz e o olhar vazio, ela ainda é uma Doll a serviço da Shadaloo. A luta é rápida e Edu consegue derrubar Julia sem grande dificuldade, apesar do espaço apertado que dificultava seu estilo de luta.

No centro da aldeia, Raj não tem conseguido engatar bons golpes em T. Hawk que insiste em querer derrubá-lo aproveitando-se da diferença enorme de seus físicos. No entanto, basta um deslize do gigante mexicano para que o mestre indiano consiga encaixar uma espetacular saraivada de bolas de fogo que jogam o corpo massivo de T. Hawk no chão com o impacto, ainda fumegando. Raj é campeão e sua vaga no mundial está garantida.

Na mina abandonada, na parte externa, Kiet e Xiang chegam atrasados procurando por Edu e encontram os guardas caídos. No entanto, eles próprios são atacados por Decapre e Enero, que chegam atendendo ao pedido de Julia e se envolvem em um confronto com os lutadores. Xiang tem muita dificuldade com Enero, apesar dela ser quase inofensiva, enquanto que Kiet e Decapre tem uma luta muito equilibrada, com Kiet se ferindo gravemente com o katar imbuído de energia psíquica da Doll russa usa.

Os dois conseguem derrubar suas oponentes no momento em que Edu sai da caverna e os guardas desacordados se levantam novamente, pedindo por ajuda e ameaçando prendê-los. Para ajudar, Xiang e Edu se desentendem quando o chinês humilhava sua oponente no chão, a mesma que seduziu Edu anos antes na Califórnia e que Edu deixara fugir quando estiveram no México outra vez. Estaria o brasileiro enfeitiçada pela Doll espanhola? Kiet tenta controlar o amigo que estava na iminência de ser possuído pelo Satsui no Hadou novamente, enquanto que Xiang foge dali para não ser preso pelos guardas.

No centro da aldeia, Hawk parabeniza Raj pela vitória limpa quando de repente desconfia da ausência dos amigos de Raj que não estão ali. Ele ouve gritos de ajuda e decola nos céus para ir atender ao chamado que vem da mina abandonada, encontrando Xiang no caminho e derrubando o chinês que já estava ferido do combate com as Dolls com um poderoso Storm Hammer. Edu derruba Kiet enfurecido por ele ter impedido de golpear Xiang e os guardas o rendem, fazendo com que todos sejam presos novamente, junto de Decapre e Enero, enquanto que Julia é tida como vítima e não está com eles.

Na cela, Decapre ameaça o grupo com o possível retorno de Bison, enquanto que caçoam dela por sempre perder para eles. Raj tenta argumentar com os guardas que desejam ver Hawk, alegando que ele estaria em perigo, pois Julia estaria sendo controlada mentalmente pela Shadaloo ainda. Logo guardas vem levar as Dolls para interrogatório, enquanto deixam o Dream Team preso que tentam em vão dissuadi-los da ideia. Logo ouvem uma grande confusão, tiros e a aproximação de um helicóptero da Shadaloo próxima à cabana central de T. Hawk. Eles se soltam das amarras com facilidade e destróem a cela rústica em que estavam, correndo para ajudar: Raj e Xiang para a cabana, com Kiet e Edu indo proteger a mina.

Raj e Xiang chegam na cabana a tempo de presenciar o helicóptero resgatando Julia, Decapre e Enero, enquanto ao entrarem na casa vêem Hawk desacordado. O helicóptero manobra e retorna atirando, com a dupla tendo de procurar cobertura enquanto carregam o chefe indígena. Eles cuidam de Hawk que acorda e convoca todos os guerreiros da tribo a irem resgatar Julia e atacar um comboio de caminhões e máquinas de mineração da Shadaloo que foi avistado a caminho dali. Raj e Xiang sobem junto nas carroças que partem à galope em direção ao comboio junto do grande chefe.

Do outro lado da aldeia, os guardas da mina deixam seu posto para atender ao chamado de seu chefe para a guerra. Edu e Kiet se aproveitam disso e entram novamente nos túneis, encontrando uma grande pedra de aproximadamente 1kg, púrpura e brilhante, que Julia acabou deixando para trás. Edu pega ela e sai da mina com Kiet quando sentem a presença do Chi maligno de Aka Zahn. Edu esconde o mineral próximo aos seus pés na entrada da mina, enquanto vêem um helicóptero negro pousar com as portas abertas e alguns velhos conhecidos dentro.

Conseguirão Raj, Xiang e T. Hawk impedir que a aldeia vire novamente um posto de mineração da Shadaloo? E quem será os visitantes misteriosos que confrontarão Edu e Kiet pelo controle da mina?

Isso somente no próximo episódio!