Crônica 2024 – Episódio 30: Cara a Cara com o Demônio

Episódio 29 aqui.

O helicóptero não desliga os motores e praticamente não toca o solo, claramente mostrando a pressa de seus ocupantes. A porta negra desliza para a direita e de dentro saltam primeiro Vega e sua discípula, Dulcinea, a quem os heróis conheceram em Barcelona. Atrás deles, Aka Zahn emerge.  Kiet e Edu permanecem escondidos pensando no que fazer, mas Aka Zahn consegue ler suas mentes e obriga-os a se exporem. Vega se põe à frente de Edu, enquanto que Dulcinea à frente de Kiet, impedindo-os de chegarem diretamente no clérigo maligno.

Aka Zahn explica que neste exato momento a família de Edu está sendo monitorada de perto, aguardando seu comando. Lady Death estaria no boteco com seu pai, Hu está com Christie e seu filho na praça e Itoketip com sua irmã no campo de futebol do morro. “Ah, e um soldado mirando em sua mãe enquanto ela estende roupas no varal”, ele completa com naturalidade. Edu lembra-se das visões que tivera na Caverna do Demônio na Índia e fica paralisado sem saber o que fazer. “O que você quer?”, o brasileiro pergunta irado.

O feiticeiro tira de dentro da túnica um amuleto, o mesmo que usara no feitiço na Amazônia peruana. A alma de Dudu Pereira reside no amuleto e ele estaria disposto a trocá-la pela pedra de meteoro conforme combinado. Kiet olha para Edu deixando a critério dele decidir. O brasileiro não pensa duas vezes e alcança a Vega a pedra que estava próxima de seus pés, enquanto que recebem de Dulcinea o amuleto demoníaco. Os vilões entram no helicóptero, que começa a subir. As últimas palavrs que ouvem Aka Zahn são as ordens para o piloto partir, que agora que só “falta o corpo”.

Enquanto que o barulho do helicóptero diminui, os dos lutadores sentindo-se impotentes ouvem o tiroteio na estrada e decidem rumar para lá, a fim de ajudar Raj, Xiang e T. Hawk no que quer que esteja acontecendo.

Ataque ao Comboio

Quando o ataque ao comboio começa, logo T. Hawk alça vôo para atacar os inimigos por cima, enquanto que os nativos espalham-se para tentar cercar o comboio e a dupla Raj e Xiang ficam em uma cobertura atrás de uma carroça, protegendo-se dos tiros enquanto que bolam um plano. Balrog sobe na caçamba de um dos caminhões e os desafia, ao que Xiang responde partindo para cima dele e Raj fica na cobertura contendo os guardas da Shadaloo que os ameaçam com fuzis.

Xiang e Balrog já se enfrentaram no passado, quando a dupla Balrog + Birdie perdeu para o chinês com a ajuda de Ryu, no torneio de Mriganka. Essa derrota fez com que Balrog quisesse uma revanche contra o chinês, que confiante, acabou caindo nas provocações do afro-americano e começou a ser duramente castigado pelos fortes socos dele. Raj por sua vez, mantém a situação controlada contra os guardas durante um tempo, mas o grande número começa a tornar a tarefa mais difícil do que ele previra. Quando Xiang cai ante a um poderoso gancho de Balrog que gargalha sobre seu corpo caído, Raj acha que será seu fim.

Quando Balrog ia finalizar Xiang desacordado, Edu surge com um forte chute para salvá-lo, enquanto que Kiet vai acudir Raj contra os guardas que o cercavam. Os nativos juntam-se ao redor de Raj e Kiet para ajudá-los e isso faz com que consigam que os guardas comecem a recuar, não antes de Raj ficar inconsciente pelo excesso de ferimentos. Contrariado, Balrog recua também, atendendo a um comando de Aka Zahn no seu ponto na orelha. Ele salta e se agarra na porta de um caminhão que passa por ele, dizendo que ele e Edu ainda não terminaram esse combate.

O grupo reúne-se com o chefe da tribo novamente que pede desculpas a eles por tudo que passaram. Quando Kiet lhe apresenta o medalhão, ele explica que não tem poder para usá-lo, mas que Rose teria e que precisariam do corpo de Dudu também, para colocar sua alma de volta. Antes de partirem, Edu explica a T. Hawk sobre o chip que deve estar no cérebro de Julia assim como fizeram com ele e que no hospital militar da USAF ele poderia removê-lo. O grandalhão concorda em levá-la para lá, enquanto que o Dream Team parte para a Índia o mais rápido que podem, para salvar a vida de Dudu.

O ritual de Alma

O Dream Team volta de jato para a Índia. Edu acha estranho que Aka Zahn tenha cumprido a sua promessa de entregar a alma de Dudu em troca da pedra de meteoro. Raj também acha muito suspeito que ele não precise mais da alma do rapaz, já que mesmo ele não sendo exatamente quem eles queriam ter raptado, o alvo era Edu, ele fez o ritual mesmo assim. Independente desses pensamentos, o grupo decide manter com o plano e levar o amuleto para Rose que permaneceu mantendo o jovem vivo na Caverna do Demônio enquanto eles iam atrás de sua alma.

Na aldeia, Sagat e Ryu treinam, e Kiet vai até eles ver como estão e falarem sobre o próximo torneio mundial que deve acontecer em breve. Raj entra na caverna e Edu aguarda, com receio das visões enlouquecerem-no. Rose aguarda seu discípulo lá dentro com apreensão, Dudu está muito debilitado e não tem mais muito tempo de vida separado da sua alma. Após uma conversa rápida e apesar das suspeitas de ambos com relação ao conteúdo do amuleto, eles decidem fazer o ritual mesmo assim.

Lá fora, os lutadores percebem nuvens negras se aproximando e cobrindo a aldeia. Trovões, ventos estranhos…uma tempestade não prevista parece prestes a acontecer. Dentro da caverna, Rose acendeu velas, fez algumas runas no corpo de Dudu e entoa cânticos ininteligíveis enquanto que a caverna enche-se de uma fumaça púrpura. Uma centelha de energia luminosa é retirada de dentro do amuleto e Raj sente que algo não está certo, ele até esboça uma tentativa de impedir Rose de colocar a energia em Dudu, mas eles sabem que o garoto não teria outra chance e assim é feito. Rose pressiona a anergia contra o peito nu de Dudu e uma explosão de luz acontece, jogando-os para trás. Edu entra correndo na caverna para ver o que houve, enquanto que Sagat, Ryu e Kiet aguardam apreensivos, enquanto percebem as nuvens negras se dissipando.

Raj e Rose retomam a consciência, Dudu está ali, na frente deles acordado e levantando com a ajuda de Edu. Os dois saem da caverna deixando a dupla de místicos para trás, cansados pelo ritual e ainda em dúvida se fizeram a coisa certa. Raj decide ficar mais um tempo na Índia, enquanto que os demais lutadores se despedem.

Ryu vai atrás de Akuma para finalmente enfrentá-lo. Somente o campeão deste combate será digno de participar do torneio mundial. Sagat também se despede, ele vai atrás do misterioso lutador que chamam de O Queimado, pois ele acredita que pode ser Bison que sobreviveu à explosão de seu hoverjet na batalha contra eles em Mriganka. Kiet, Xiang e Edu voltam de jato para o Brasil, para levar Dudu para a sua família.

À Paisana

Durante a viagem para o Brasil, Dudu recupera-se muito bem, mostrando excelente saúde e energia, o que faz Edu aumentar suas suspeitas de que talvez a sua alma tivesse sido manipulada de alguma forma por magia negra. Eles deixam o garoto junto de sua família que fica muito feliz de tê-lo de volta e Dudu agradece seu mentor e ídolo, dizendo que ainda vai trazer muito orgulho pra ele. Edu infelizmente não tem muito tempo para cuidar dele, já que sua família está dispersa: sua esposa, filho e irmã sumiram tem alguns dias, desde a ameaça de Aka Zahn.

Edu vai até seu apartamento em Niterói e a síndica (Cindy Ko) relata que de Christie e Ayrton estiveram ali, pegaram coisas e foram viajar, mas não disseram pra onde. Cindy relata também que um homem alto e forte, cheio de cicatrizes também esteve no prédio à procura deles, quem Edu acredita ser Hu, o thai kickboxer que trabalha para Aka Zahn. Em seu apartamento, Edu percebe que não houve luta, mas houve fuga de sua esposa e filho. Investigando mais, ele encontra na geladeira uma foto deles na praia, que não estava ali quando ele saiu, então decide ir pra lá, não sem antes dar uma informação falsa para a síndica, de que estariam indo viajar para o Japão, pois sabe que ela é fofoqueira.

Edu parte de táxi para a praia próxima dali, onde eles costumam ficar em um chalé quando estão de folga. Ele não desce exatamente no lugar, para não levantar suspeitas, e certifica-se de não estar sendo seguido quando vai até lá. O chalé parece estar vazio, mas quando chama pelo seu filho na porta ele responde, para desespero de Christie, que queria que ficassem escondidos. Tranquilizada ao ver seu marido, ela o deixa entrar e conta que Hu os abordou enquanto brincavam na praça próxima do morro e que ela o derrubou e fugiu com Ayrton às pressas. Eles decidem juntos deixar o país e ligam para a Fundação Monteiro, para Kiet e Xiang encontrarem eles no aeroporto e levarem sua mãe e pai junto.

No morro, Kiet e Xiang procuram por Pâmela, desaparecida, teoricamente com seu novo e misterioso namorado que a mãe de Edu não sabe quem é ainda. Conversando com Dendê no topo do morro, Kiet descobre que a milícia matou um soldado da Shadaloo que estava de tocaia em uma laje e que supostamente estaria vigiando a casa de Edu, mas não sabem nada sobre Pâmela, mas que ela costuma ser vista no campo de futebol do morro. Rumando para lá, eles descobrem jogando bola com as crianças que Pâmela estava com seu namorado americano, que Kiet suspeita ser Cody foragido, quando foram abordados por alguém cuja descrição faz Kiet supor que seja Itoketip. Cody e mais alguns moradores teriam afugentado o clérigo, que se teleportou para não ser linchado, mas depois disso não viram mais o casal no morro. Ao que tudo indica, fugiram e se esconderam com Kyle, filho deles.

Na casa da mãe de Edu, Kiet não consegue convencer eles a irem com Edu para o Japão, então desistem e rumam para o aeroporto. Lá, Edu, Christie e Ayrton aguardam pelos seus amigos antes de partirem, mas notam que estão sendo seguidos. Seus perseguidores mantém certa distância e evitam criar problemas dentro do aeroporto, mas observam de longe, apenas indo embora quando reparam a chegada e Kiet e Xiang se juntando à eles. Ao ligarem para a mansão de Raj, seu mordomo informa que ele foi para os EUA então eles decidem rumar para Nova York, antes de descobrirem exatamente onde Raj está.

De Volta à América

Raj deixa a aldeia e vai para a Tailândia ver como Chun Li está no hospital. Lá ele encontra Barlock, diretor geral da Interpol, que também veio vê-la. Eles conversam e Raj descobre mais sobre o passado da detetive, incluindo histórias sobre seu pai que era um grande agente da Interpol até ser assassinado pela Shadaloo. Ao que tudo indica Bison não teria assassinado ele diretamente, mas mandado matá-lo em virtude de estar atrapalhando seus planos. Com a situação de Chun Li estável, mas sem perspectivas de acordar, Raj entra em contato com Guile para contar sobre o ocorrido no México. O americano reforça que Bison está preso em segurança e Raj curioso decide ir viajar para os EUA a fim de ver com seus próprios olhos.

Raj viaja para a Area 51 em Nevada, base onde Guile estaria e recebe permissão para pousar o jato de sua família. Ele e é recebido por Guile que faz um tour pela base com ele, enquanto conversam sobre as missões que fizeram juntos desde que se conheceram na Rússia em 87. Apesar de Guile concordar que a Shadaloo ainda existe, ele não parece tão preocupado quanto Raj. Guile argumenta que os tentáculos estão lá, mas sem a cabeça, eles logo morrerão sozinhos, com as polícias e governos locais dando conta de cada um deles como sempre fizeram antes do surgimento de Bison. O que mais preocupa o militar no momento é a mãe de Raj e a forma como governa a ilha do seu prisioneiro, o que Raj prefere não tecer comentários.

Quando Raj menciona sobre Aka Zahn ainda estar vivo e tentando reviver Bison, Guile não tinha essa informação mas não se preocupa novamente, já que ele tem Bison preso nessa própria base. Raj fica surpreso em saber e aceita o convite para ir vê-lo. Eles descem ao subsolo do prédio central através de um elevador com controle de acesso. No caminho, entra uma jovem e bela cientista que os cumprimenta e que logo desce em outro andar. Quando questionado, Guile diz não saber quem é pois estão com muitos cientistas novos que foram trazidos de Mriganka para cá, em troca de anistia e asilo político por seus supostos crimes a mando da Shadaloo. Raj não gosta da ideia mas Guile diz ser do modus operandi americano, que já fizeram o mesmo após a Segunda Guerra com os engenheiros e cientistas nazistas, a famosa Operação Paperclip.

Quando descem até o andar mais inferior, um forte esquema de segurança é apresentado para que consigam chegar até a prisão subterrânea, com Guile sempre reforçando o quanto o prisioneiro é valioso mas que ele não fala nada, sendo muito difícil interrogá-lo, inclusive à força, mas que o DNA comprova que é Bison. Mais de uma vez chegaram à conclusão que talvez ele tenha sofrido algum trauma e tenha perdido a memória na invasão de Mriganka.

Enquanto são inspecionados por mais um guarda antes de irem ao corredor das celas, Raj explica sobre os experimentos de clonagem da Shadaloo que eram feitos na sala do Psycho Drive e que ele ajudou a destruir com Chun Li e Eagle. Com a típica arrogância americana, Guile desconsidera a hipótese de estar com uma cópia e não com o verdadeiro Bison e, parados na frente da cela com “M. Bison” pintada com spray em uma grossa porta de metal cheia de travas eletrônicas, ele abre uma minúscula portinhola na altura dos olhos, por onde Raj pode ver o interior da cela. E é só Raj olhar para a cela, que o prisioneiro lá dentro olha ele também, mas com um olhar muito mais profundo e assustador que o indiano esperava, com o olhar que somente o verdadeiro M. Bison possuía e que fez o mundo quase se dobrar de joelhos anos antes.

Com roupa laranja de presidiário, é possível ver um Bison diferente, com cabelo e barba mal feitos e os braços à mostra, onde é possível ver grilhões presos às paredes, bem como em seus pés, de modo que ele não consegue ir mais longe do que a porta para pegar comida ou ao sanitário no canto para fazer suas necessidades. Não há janelas em sua cela e além da cama que se projeta da própria parede tem um lavabo e uma cadeira, possivelmente utilizada para interrogá-lo já que ficar transitando com ele por aí seria muito perigoso. Câmeras na cela permitem que o guarda na recepção consiga monitorá-lo também, o que Guile reforça ser uma prisão de segurança máxima, digna do que ela aprisiona em seu interior. Raj desvia o olhar dos olhos brancos e sem pupila do homem e vai fechar a portinhola quando ouve que ele estava lá no dia da batalha final e viu o que aconteceu com ‘ela’. Raj olha para Guile, ambos intrigados já que o suposto Bison não é de falar.

Com um comando de Guile, o guarda que os acompanha abre a cela para que Raj possa tentar tirar algo mais do priosioneiro. Raj e Guile entram. O priosioneiro realmente parece conhecer Raj, pois sorri com a sua presença e o acompanha com os olhos enquanto se senta à sua frente, o que não é necessariamente algo bom vindo de Bison. Raj faz perguntas a ele, que não tem muita ciência do que é exatamente, mas que todos entendem que estava incubado na sala do Psycho Drive conforme Raj lembrava de ter visto alguns. Um protocolo de evacuação teria sido acionado pelos cientistas para destruir provas, facilitar fugas, etc e os tubos dos clones foram esvaziados no oceano, por isso que a Força Aérea o encontrou desacordado e nu na praia.

Sem que percebam, o clone começa habilmente a inverter o interrogatório e a fazer mais perguntas do que responde, tentando entender quem é Bison, sobre espiritualidade e sobre o Psycho Power, a energia roxa que ele sente mas que não sabe controlar. Quando chegam nesse tópico Raj percebe o perigo do que estão fazendo e decide encerrar a conversa, deixando a cela enquanto que Guile e o soldado o trancam novamente com Bison convidando Raj para vir vê-lo novamente que ele quer aprender mais. Todo o esquema que Guile montou realmente é muito seguro, o único jeito de alguém resgatar o corpo de Bison ali seria se teleportando, mas é justamente isso o que ele teme.

O dia termina com Raj conhecendo a família de Guile: Julia e Cris, enquanto jantam na casa dele em uma minúscula cidade chamada Racheltown, há cerca de 40km da base. Eles tentam conversar sobre amenidades e que não tenham a ver com trabalho, mas a mente de ambos não está menos tranquila do que quando estavam cara a cara com o demônio mais cedo. Eles conseguem achar o Dream Team, que já está em Nova York, e deixam recado no hotel deles, indo descansar.

No pique de Nova York

Em Nova York, Christie e Edu passeiam com Ayrton tentando descansar depois dos últimos incidentes e sem muita certeza do que farão a seguir. Edu está visivelmente estressado com o que sua família vem passando e busca alguma forma de colocá-los em segurança antes que seja tarde demais. Ele sente-se constantemente sob vigia e acha melhor irem cedo para o hotel ficarem em segurança, enquanto que Kiet e Xiang decidem conhecer o circuito nova iorquino de lutas ilegais, partindo para uma balsa no porto onde ouviram falar que rolam lutas.

Na balsa, Kiet encontra um velho conhecido: o Apostador! Eles trocam farpas como de costume e logo eles são reconhecidos como os campeões que são e um outro lutador decide desafiá-los por uma vaga no torneio mundial que Sagat está promovendo. O desafiante é um jovem jamaicano desconhecido que além de lutador também animava a noite cantando e dançando. Seu apelido? Dee Jay. Kiet, mais experiente, acredita que o jovem lutador seja um oponente interessante para Xiang pegar mais experiência de combate, então sugere que ele o enfrente.

Logo abre-se um círculo entre os participantes com a banda de reggae de Dee Jay tocando ao fundo, o que o deixa muito animado. O jamaicano é amigável, mas Xiang não parece estar muito interessado em fazer amigos. Quando a luta começa, Xiang mal pode ver os movimentos do jamaicano. Ele não apenas se movimenta, mas dança com muito velocidade pela arena, pegando-o desprevenido diversas vezes, no ritmo da música, de modo que em certos momentos o chinês sequer consegue se defender adequadamente.

Kiet, no corner, tenta orientá-lo, mas o desconhecido não parece ser tão inexperiente assim, habilmente escolhendo levar alguns poucos golpes fracos de Xiang para encaixar seus mais poderosos contra-ataques como o Hyper Fist que quase arrebenta o maxilar do jovem. Quando Dee Jay pega distância, Xiang acha que vai ter um segundo para recuperar o fôlego, mas o estrondo sônico do Max Out de Dee Jay faz com que tenha de saltar no susto, evitando o pior e acertando o seu melhor chute no oponente que abre um grande sorriso, como se estivesse esperando por isso. No clímax da música, Dee Jay derruba Xiang com uma sequência de chutes que o joga no chão, nocauteado.

Xiang acordaria somente no dia seguinte, após Kiet levá-lo de volta para o hotel onde encontram-se com Edu e respondem ao recado de Raj, dizendo que irão para Nevada após descansarem. No dia seguinte eles pegam o jato de Korlov e rumam para lá, com Edu extremamente apreensivo com um pesadelo que teve sobre queda do avião e Xiang mal humorado com a derrota recente. Enquanto isso, Raj passeia pela minúscula Racheltown à espera de seus amigos.

O que fará o Dream Team uma vez reunido novamente? Isso somente no próximo episódio.

Episódio 31 aqui