Este post/dica/houserule foi criada por Fernando Jr e visa minimizar, quiçá extinguir, a criação de personagens apelões em crônicas de Street Fighter RPG. Fruto de anos como Narrador ‘on’ e ‘offline’ ela atribui pré-requisitos para que personagens possam adotar este ou aquele estilo. Obviamente você já deve ter visto este tipo de regra em estilos como Jiu Jitsu e Tae Kwon Dô, que exigem dos seus particantes valores mínimos em determinadas técnicas. Ou seja, a idéia não é nova, apenas foi expandida a todos os estilos. Use-a se achar interessante e mande e-mails com sugestões pelo formulário de contato.
Anatomia de um Apelão
Um ‘apelão’, ‘overpower’, ‘bigbill’, ‘bandalha’ e assemelhados é um personagem criado por jogadores ambiciosos que desejam a todo custo, ser o mais poderoso e importante membro dentro de uma história. Em Street Fighter RPG, um apelão é um personagemque, dentro das regras, escolhe o estilo que lhe oferecer melhores vantagens a um menor custo, adquire as manobras mais poderosas/rápidas que forem mais baratas do seu estilo, foca todos seus Pontos Bônus em características que possam ser usadas em combate, gasta quantos pontos puder no menor número possível de técnicas e principalmente, faz tudo isso sem sequer cogitar a sua diversão e dos demais jogadores. Mesmo que suas escolhas formem um ‘Franken-fighter’, ele irá adiante e criará, se necessário, um Boxeador que use mais apresamentos que Soco, ou um Capoeirista que não sabe chutar e só rolar.
Às vezes não é possível notar a presença de um apelão dentro do grupo de jogadores até que seja tarde demais. Quando lutas terminam de forma ridícula, ante sequencias repetitivas de golpes manjados e o Narrador se pergunta o que fez de errado, é hora de conversar com seu jogador. Sempre é bom lembrar que o mais importante em um jogode RPG é a diversão de TODOS, sem esquecermos o Narrador. Por isso, personagens apelões devem ser evitados atodo custo em crônicas, podendo ocasionar o fim da mesma quando um jogador desses não é punido ou aconselhado a mudar suas atitudes. Este post propõe uma houserule (regra caseira) a ser usada em sua mesa de jogo para diminuir o número de apelações possíveis pelos jogadores.
Pré-Requisitos…nos Estilos?
Sim. A idéia não é nova, lá em 1995, no suplemento americano Contenders, haviam estilos que exigiam que seus praticantes tivessem um valor mínimo em uma Técnica específica ou duas. Ou seja, o que proponho aqui é uma variante da regra original, onde todos os estilos existentes no site serão tabelados abaixo com suas respectivas exigências. Estes pré-requisitos devem ser possuídos pelo personagem para poder ser um praticante daquele Estilo. Note que este método não acaba com o risco de apelações, apenas diminui algumas bem conhecidas de todos, como os lutadores de uma manobra só.Note também que as exigências incluem, além de um valor mínimo em certas Técnicas, a aquisição de um número mínimo de Manobras Especiais de certos tipos.
Tabela de Exigências
Estilo | Exigências |
Aikidô | (Bloqueio 2 e Foco 1) ou (Bloqueio 3), e no mínimo uma Manobra Especial de Bloqueio |
Baraqah | Foco 1 e (Soco 2 ou Apresamento 2) |
Boxe | (Soco 2 e Bloqueio 1) ou (Soco 3), e no mínimo duas Manobras Especiais de Soco |
Capoeira | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em Chute e Esportes (mínimo 1) e no mínimo deve ter uma Manobra Especial de Chute e de Esportes |
Estilos armados | 2 pontos de Técnicas na técnica com arma do seu estilo (Espada para Kenjutsu, Bastão para Bojutsu, etc). |
Forças Especiais | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Chute e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo duas Manobras Especiais de alguma dessas Técnicas |
Hsing Yi Chuan* | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Bloqueio e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo duas Manobras Especiais de Soco ou Apresamento |
Jeet Kune Do | No mínimo 1 ponto em cada Técnica, exceto Foco que é opcional e no mínimo duas Manobras Especiais que causem dano |
Jiu-Jitsu | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em Bloqueio e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo deve ter uma Manobra Especial de Bloqueio e de Apresamento |
Kabaddi | Foco 2, 5 pontos em Atributos Mentais (Atributos secundários) e no mínimo uma Manobra Especial de Foco |
Kalaripayt* | 3 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Apresamento e Foco (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Apresamento de Foco |
Karatê Shotokan | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Chute e Foco (mínimo 1) e no mínimo duas manobras que causem dano |
Kickboxe | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco e Chute (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Soco e uma de Chute |
Kung Fu | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Chute e Foco (mínimo 1) e no mínimo duas manobras que causem dano |
Ler Drit | Foco 2, Chute 1, Honra obrigatoriamente deve ser zero |
Lua | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Apresamento e Foco (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Apresamento e uma de Foco |
Luta-Livre*, Yagli Gures* e Lucha Libre* | (Apresamento 2 e Soco 1) ou (Apresamento 3), e no mínimo duas Manobras Especiais de Apresamento |
Luta-Livre Nativo Americana e Glimae* | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Apresamento e Foco (mínimo 1) e no mínimo duas manobras que causem dano |
Ninjitsu | No mínimo 1 ponto em cada Técnica, exceto Bloqueio que é opcional e no mínimo duas Manobras Especiais que causem dano |
Ninjitsu Espanhol | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Esportes, Chute e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo duas manobras que causem dano |
Pankration | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Chute e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo duas manobras que causem dano |
Sanbo | (Apresamento 2 e Soco 1) ou (Apresamento 3), e no mínimo duas Manobras Especiais de Apresamento |
Savate | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco e Chute (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Soco e uma de Chute |
Silat | No mínimo 1 ponto em cada Técnica, exceto Espprtes que é opcional e no mínimo duas Manobras Especiais que causem dano |
Sumô | No mínimo 1 ponto em Soco, Chute e Apresamento e no mínimo duas Manobras Especiais que causem dano |
Tae Kwon Do | 5 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Bloqueio e Chute (mínimo 2) e no mínimo duas manobras especiais de Chute |
Tai Chi Chuan | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Bloqueio, Foco e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Bloqueio e uma de Apresamento |
Thai Kickboxe | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco e Chute (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Chute e uma de Soco |
Wu Shu | 3 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Esportes e Chute (mínimo 1) e no mínimo duas manobras especiais de Chute |
Vale-Tudo (MMA)* | 4 pontos de Técnicas devem ser gastos em: Soco, Chute e Apresamento (mínimo 1) e no mínimo uma manobra especial de Soco, uma de Chute e uma de Apresamento |
* OBS: estilos marcados com ‘*’ não são oficiais da White Wolf, mas criados por fãs munidos de bom senso. Para maiores detalhes, clique no nome do estilo ou vá até a seção de Estilos de Luta.