Aprofundamentos e Explicações

A Vantagem do Esquives (e existe?)

A Manobra Especial de Esportes Esquives é bem legal, mas qual a vantagem dela? Com +2V e 2M é muito pior que o Movimento (+3V e +3M), que é uma Manobra Básica. Mas preste atenção: o Esquives pode esquivar de projéteis como o Jump, e essa é uma vantagem em relação ao Movimento. Obviamente, Drunken Monkey Roll, ou mesmo o Jump (caso o lutador tenha Esportes 3 ou mais) funcionam melhor que o Esquives, esquivando de projéteis e possibilitando se afastar de um ataque físico. Sendo confirmado por errata de Andrew J. Lucas que Displacement não precisa de Esquives, realmente a manobra passou a ter pouca utilidade, talvez apenas em postos baixos.


Jeet Kune Dô + Yoga Teleport = É possível?

Você, no começo, pode achar estranho que o JKD possa aprender Manobras de Foco que não estão na sua lista. Mas note que ele não é um Estilo, e sim um estudo dos Estilos. O Tao do JKD (The Tao Of Jeet Kune Do), na vida real, fala de bases, seja para golpes físicos, seja para aperfeiçoamento da mente. O livro não ensina os golpes em si, mas ensina os pré-requisitos para eles. Isso inclui Chi Kun, Tameshiwari e mais alguns outros existentes na vida real.
Mas, Fireball e Yoga Teleport não existem na vida real (talvez possam existir, quem sabe, he he), portanto, não há como imaginar as bases para eles. No RPG, O Tao do JKD é diferente da vida real (pois há golpes que não existem na vida real, mas não é por isso que suas bases também não existam no Tao of JKD do RPG), portanto, ele tem as bases de Manobras místicas, como Improved Fireball, Yoga Teleport e Extendible Limbs, possibilitando ao Jeet Kune Dô aprender essas Manobras.


Levar dano ao Bloquear com arma?!

"Não apenas bloqueie chutes, se esquive. Eles levam o seu braço e te acertam." Eu já me cansei de ouvir isso na aula de karatê. Na verdade, desde que comecei a praticar uma arte marcial, meus horizontes se abriram e pude realmente compreender como é uma luta de verdade. Movimentação com golpes, dificuldade em apresar, etc, etc, e... como realmente funcionam bloqueios.
O Jun uma vez me questionou sobre isso: "Você não devia tomar dano ao bloquear com uma arma! Você põe a arma na frente..." Estaria ele correto? Não.
Em primeiro lugar, bloquear não consiste em simplesmente "por braço/perna/arma na frente do golpe". Se fosse assim, nenhum makiwari (makawara) funcionaria. Um bloqueio correto é mover seu membro (ou arma) na direção do golpe e desviá-lo do seu corpo (que seria o alvo).
Assim sendo, quem bloqueia golpes básicos dificilmente leva dano - com exceção do Roundhouse ou até mesmo do Fierce. Já manobras especiais costumam causar um certo estrago mesmo em quem bloqueia. Creio que os caras da White Wolf tentaram simplificar ao usarem as mesmas regras de bloqueio com as armas, mas eles acertaram.
Para deixar mais realista, entretanto, podemos colocar alguns modificadores nas armas. Em primeiro lugar, se a absorção for igual ou maior que o dano, o oponente não tem direito de rolar um dado (em bloqueios com membros, isso seria um ferimento no membro). Em segundo lugar, uma arma deveria conferir +1 Absorção (as que já têm bônus deveriam ter esse +1 adicionado). Por fim, para balancear, qualquer dano sofrido ao bloquear com uma arma a derrubaria (como no Desarme). Você colocou a arma no caminho, mas o golpe forte a derrubou de suas mãos.
Afinal, como o próprio Jun já dizia, alguém que usa armas deve aprender a se esquivar. Muitos podem discordar disso, dizendo "mas e o Highlander?", se referindo a filmes e desenhos onde espadachins batem suas lâminas umas contra as outras durante longas lutas. Mas um mestrê de Aikidô um dia disse: "Não é como nos filmes. Numa luta real de espadas, só se ouve o som de um ataque e um grito. E então a luta já se acabou."


Psycho Crusher! Ahn? Gasto 1 FV e mudo para Bloqueio

Por que o Psycho Crusher é uma Manobra tão forte (+5 de Dano e +6 de Movimento!), mas quando Bloqueada, se torna tão fraca (um dado, se falhar crítico a Manobra termina)? É claro, que os caras da White Wolf, quando adaptaram essa Manobra, fizeram-na como é no video-game. No entanto, isso não tem nada a ver, pois se acerta em meus braços quase não causa dano, diferente de quando acerta no tórax!
Há duas Maneiras de desfazer esse bug: a primeira, é ignorar essa história de 1 dado e assumir que o dano vai sendo rolado, até terminar de empurrar o oponente.
A segunda forma (e mais eficaz), é criar todo um background para essa Manobra. Todos os artistas marciais (da vida real também!) devem saber que o Chi do corpo fica armazenado numa região do abdome. O Psycho Crusher causa mais danos a essa área, de modo que atinge pelo Chi. Se Bloqueado, atinge nos braços, usando somente o vôo para causar dano (1 dado).
Essa segunda opção, além de tudo, deixa o Psycho Crusher com um novo background.