Dicas para o Narrador
Área visada principalmente
por Narradores iniciantes, tem muitas dicas e textos interessantes. É ótima
até mesmo para os mais experientes!
Ideogramas
Às vezes um Narrador
precisa de imagens de hanjis, kanjis ou outros ideogramas, principalmente numa crônica
de Street Fighter. Portanto, agora fornecerei o máximo de símbolos
que puder. Confiram abaixo o que eu já consegui:
- Chineses: Chi (Energia Espiritual),
China,
Feng
Shui
(Vento e Água),
? (Boxe),
? (Outono)
- Indianos: Dhalsim, Kabaddi
- Japoneses: Aikidô (Caminho
da Harmonia com o Ki),
Karatê (Mãos Vazias),
Karatê-Dô (Caminho das Mãos Vazias), Ki (Energia
Espiritual),
Tabela de Hiragana/Katakana
- Russos: Sanbo, Zangief
Ninja e Dim Mak
Muitos já devem ter ouvido falar que
certos ninjas possuem a habilidade de atingir os pontos vitais e ferir drasticamente
oponentes, e certas fontes até mencionam o termo "Dim Mak". Em SF RPG, o estilo
ninjitsu não pode aprender o Dim Mak apresentado no livro básico, e isso pode ter
causado o espanto de alguns.
Lendo a página 52 do romance NINJA, de Eric van Lustbader (uma ótima leitura para
inspirar aventuras fora da arena, bem ao estilo de SF e filmes de artes marciais),
concluí que talvez não seja bem assim. Ele diz: "(...) Mas cada ryu, isto
é, escola e, no caso dos ninja, clã, especializava-se em diferentes formas
de combate, espionagem, costumes, etc. Por exemplo, o ryu Fodo era conhecido
por seu trabalho com várias espécies de pequenas lâminas escondidas, o Gyokku era
especialista em usar o polegar e o indicador nos centros nervosos do corpo em combates
corpo a corpo, os Kotto especializavam-se em quebrar ossos, outros usavam o hipnotismo,
etc (...)." Isso parece indicar que eram apenas ataques dirigidos aos nervos
a fim de inutilizá-los, como um Wounded Knee, e são representados por manobras como
Boshi-ken e Shikan-ken, ou a própria Wounded Knee. O Dim Mak é muito diferente disso,
consistindo em acertar rotas de fluxo de Chi e prejudicá-las, causando assim dor,
dormência, doenças e até mesmo a morte. No mundo de Street Fighter vemos vários
ninjas, como os clássicos (Geki e Ibuki) e alguns mais exóticos e modernos (Guy
e Vega), mas nenhum deles possui algo parecido a um "Toque da Morte". Gen usa isso
em SF Alpha 2 e 3, e até é mencionado que seu estilo é direcionado para a morte.
Onde situar sua Crônica?
A seguir teremos indicações dos principais
cenários de Street Fighter e dicas sobre como usá-los em suas crônicas. Também falarei
sobre até onde são aproveitáveis e sobre como encaixá-los.
Street Fighter 1 (1987): o primeiro game de luta com seis botões (e um dos únicos)
não é um cenário muito bom ou amplo. Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen e Birdie são ótimos
personagens, mas isso acontece porque foram desenvolvidos nos games futuros. Esse
cenário é ótimo para começar uma crônica. Talvez com os personagens (ou seu mestre)
lutando no torneio e perdendo feio ou algo do tipo. Crônicas que começam aqui seriam
melhor concluídas no cenário Alpha, ou ainda no ótimo SF2.
Street Fighter Alpha
(1988 a 1990): essa série foi muito bem desenvolvida, dando um novo passado para
a escola de Goutetsu e para os outros. Ela tem personagens ótimos e profundos. Sua
história também é boa, terminando no ataque à Shadaloo em 1990. Ela é boa para começar
uma crônica que terminaria no SF2, com a derrota final de Bison. Pra terminar crônicas
ela também é boa, mas nada supera o SF2. Street Fighter 2, 4 e V (1991 a 1994): o ponto mais
alto de SF, tanto em popularidade como em história. Apesar dos personagens não serem
tão desenvolvidos, todos têm personalidades fortes e são carismáticos. Tanto que
até hoje são os que mais são lembrados. Esse é um ótimo momento para terminar uma
crônica, pois aqui há um Torneio dos Guerreiros Mundiais de alto nível, além da
queda da Shadaloo. Também pode-se começar uma crônica aqui e terminá-la aqui, como
é o RPG. Com certeza, aqui é o melhor cenário. Street Fighter EX (1991~): esse
é apenas uma remake do SF2 com novos personagens. Todos os novos são muito bons,
tendo o seu ponto alto em Kairi, Garuda e Pullum Purna. Servem apenas para serem
incluídos no SF2, como novos Guerreiros Mundiais. Street Fighter 3 (1996 a 1997):
aqui acaba a história de Street Fighter. Ou pelo menos parou nesse ponto. Também
tem um bom cenário, mas não é bom para se começar crônicas, pois aqui é o ponto
final da história SF. Muitas coisas são concluídas, como Ryu, que enfim vence Ken
e encontra um novo mestre. Já Ken, arruma um aluno. Essa é a despedida dos Guerreiros
Mundiais. Mas preste atenção: se for usar esse cenário pra finalizar uma crônica
já começada antes (em outros cenários) terá que fazer um torneio descontraído, para
divertir a todos, ou então fazer com que algum dos personagens atuais (Gill, ou
mesmo Urien, Oro ou Alex) tenha alguma ligação com fatos do passado dos personagens
e só agora isso seria explicado. Com isso, teriam grandes batalhas. Todas as
séries: Assim como fiz em Conspiração Total, uma ótima opção é não se basear em
somente uma história de SF, e sim em toda a série, indo de SF1 a SF3. Com isso,
você pode mudar os lugares dos personagens, como eu, que fiz os dos EX terem contato
com os jogadores só no SF3 - e Garuda era o grande vilão que estava por trás de
tudo desde o começo. Essa é uma ótima opção, mas o Narrador tem sempre que "fingir"
que uma batalha final está acontecendo, senão os jogadores se cansarão de nunca
chegarem ao seu destino (pois uma crônica assim geralmente é muito longa - passando-se
em mais de 10 anos no jogo).
Como
em Conspiração Total, onde derrotaram a Yakuza de Tóquio, depois a Shadaloo e enfim
tiveram a batalha final contra Garuda. Street Fighter 2 Victory: essa ótima
série é um outro grande cenário! É boa para quem quer mudar só que não quer largar
os Guerreiros Mundiais de SF. Ela traz uma nova profundidade para os poderes de
Foco, além de mudar os personagens e o mundo - que é mais parecido com o nosso.
Vega tem a hipnose dos ninjas, Dhalsim tem Dim Mak e muito mais! Com certeza é uma
ótima opção para variar um pouco.
Crossover:
há muitas boas adaptações aqui e várias podiam servir para uma crônica junto com
os Street Fighters. Com a chegada de SNK VS Capcom, as adaptações de South Town
são as mais sugeridas. Também há a X-Men e Marvel VS Street Fighter, para séries
um pouco mais diferentes e épicas. No entanto outras também combinam, mas as melhores
são mesmo de games. Algumas, não precisam ser parte importante do cenário, mas uma
simples adição (como colocar o Clube da Luta de Tyler Durden no cenário). É sempre
bom surpreender os jogadores! Eu vou parando por aqui. Espero que tenham curtido
a matéria, mas espero mais ainda que ela tenha sido útil. Faça os preparativos e...
Let's rock! (Jun, mals ae pelo plágio... ^_^)
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