Kaneda Jones

História: Kaneda nasceu de um comerciante norte-americano e uma mãe japonesa. Sua mãe não queria sair do Japão, e seu pai passou a morar e trabalhar lá. Sua mãe, Kaori, era lutadora de Karatê, mas não havia participado de nenhum torneio até então. Após um tempo, seu pai entrou na polícia japonesa, e começou a investigar sobre o clã Yakuza. Seu pai foi assassinado, e isso mudou a vida do garoto para sempre. Ele tinha 7 anos na época, e pediu para ser treinado pela mãe. O treinamento foi duro, mas recompensador. Aos 13 anos, Kaneda chegou na faixa preta, mas não era um verdadeiro mestre, pois pouco sabia sobre as técnicas de chutes. Sua mãe decidiu encerrar o treinamento, pois o garoto já havia aprendido tudo o que ela sabia (e ela não sabia nada de chutes). Revoltado, Kaneda fugiu de casa, e partiu para Okinawa, local de nascimento do Karatê Shotokan, sonhando em conseguir um Sensei. Antes de sua partida, ele falou com sua namorada Key para fugir com ele, mas ela não aceitou.
Kaneda teve sorte, no primeiro fim de semana após sua chegada, aconteceu um torneio de Shotokan. O vencedor seria treinado por Takashi, um grande e renomado mestre do Shotokan. Kaneda venceu com grande dificuldade, o que o mostrou que ainda havia muito para treinar. A primeira coisa que Takashi o ensinou foi sobre o domínio do Chi, a energia que todas as criaturas vivas possuem. Depois de um árduo treinamento, Kaneda aprendeu a soltar projéteis flamejantes. Ele percebeu que pode ferir uma pessoa muito facilmente. Kaneda o pediu para ser treinado em chutes, mas Takashi apenas riu e mandou treinar ainda mais seu controle sobre o Chi. Após alguns meses, Takashi percebeu que Kaneda andava deprimido. Ele jurou a Kaneda que ele veria Key novamente.
Quando Kaneda atingiu 16 anos, Takashi disse que ele já havia chegado no limite humano do controle sobre o Chi, e agora deveria aprender a melhor Manobra de Chi que seu mestre possuía: jogar 5 projéteis flamejantes de uma só vez. Kaneda demorou 1 ano para dominar perfeitamente o golpe. Quando ele dominou, Takashi o disse: "Conforme você melhorar seu controle, pode chegar até a soltar 8 projéteis, e ainda mais fortes do que esses.". Kaneda indagou: "Como vou melhorar se já estou no limite?". Takashi o explicou que alguns poucos seres chegam a controlar mais que o máximo para uma pessoa comum. Esses iluminados seres conseguem chegar à perfeição. Ele conta que dois grandes Street Fighters já elevaram muito seu Foco: Ryu e Dhalsim. Kaneda, que nada conhecia sobre o circuito Street Fighting, teve tudo explicado pelo mestre, e resolveu ingressar. Ele contou ao tutor que queria acabar completamente com os Yakuza. O mestre apenas riu de sua impossível tarefa. O Sensei disse, antes de sua partida para o primeiro torneio: "Eu escolhi treinar você por um grande motivo: como eu, você domina os poderes do ar. Esse elemento o torna mais especial ainda. Procure desenvolvê-lo, apenas sentindo a energia que o vento traz e a importância do ar para toda humanidade. Quando sentir que está bom, volte, para aprender os poderes que só você pode. Também não se esqueça dos chutes e socos, he he". Eles se despediram e Kaneda partiu de volta para sua cidade natal a fim de rever Kaori, Key, e seus amigos.
Kaneda voltou a Tóquio e levou Key com ele para os E.U.A., a um torneio num navio. Kaneda chegou à final, mas perdeu para Hwoarang. No entanto, ao acordar, Kaneda desafiou Hwoarang, para provar a si mesmo que tinha perdido por subestimar o oponente. Kaneda venceu. Dessa rivalidade, nasceu uma grande amizade. Kaneda e Hwoarang decidem formar um time, chamando os colegas que conheceram no torneio: Iori Hakushu e Chong-Li. Todos foram para Okinawa (inclusive o pai-sensei-empresário de Hwoarang). Em Okinawa, Kaneda e Key tem sua primeira noite de amor. O time passa um mês treinando para um grande torneio.
Kaneda e Hwoarang se encontram na final novamente, mas Kaneda o vence dessa vez, e ainda sem sofrer nenhum ferimento! Após o torneio, Iori desafia Hwoarang, e é derrotado. Kaneda perde a confiança nele por isso. À noite, Chong-Li sofre um atentado, e Kaneda e Iori vão averiguar. Após Kaneda levar um tiro, Iori, para salvá-lo, desfere um Dragon Punch no bandido, matando-o.
Após a polícia ir embora, Kaneda agradece Iori, mas condena sua atitude de assassino.
Sucedem-se muitas aventuras, confrontos com guerreiros famosos como Vega. Nessa dura luta com a Yakuza, Chong-Li morre, Key, que estava esperando um filho de Kaneda, sofre um ataque que resulta em um aborto, e Hwoarang acaba se afastando resolvendo tomar uma jornada de treinamento. Ryuji, um ex-Yakuza, junta-se a eles, e, em meio a tantas dificuldades e derrotas, o time forma um plano de desaparecerem para treinarem e derrotarem seus algozes.
Dois anos mais tarde, eles voltam, buscando lutas para elevarem sua fama e enfrentarem seus inimigos, e se reencontram com Hwoarang, que se sente pronto para voltar a lutar. Em uma luta de bar, logo depois de seu retorno, Kaneda desafiou 15 lutadores de uma só vez, e os derrotou. Isso o deixou muito famoso, e seu nome passou a ser conhecido em todos os cantos do mundo. Em meio a essas lutas, Kaneda acabou conhecendo Chun Li, uma importante aliada, e Ryu, que se tornou um amigo e rival.
Ryu disse que queria ver Kaneda no Torneio dos Guerreiros Mundiais, e daí sim lutariam. Kaneda adorou e começou a treinar muito para esse dia.
Kaneda então descobriu, por Chun Li, que os líderes da Yakuza que mandaram matar seu pai (e os pais de Iori e Ryuji), na verdade eram agentes da Shadaloo. Ela explica para eles o que é Shadaloo, e Kaneda decide ajudar na luta contra essa potência. Mas então começa o torneio Street Fighter Alpha. Na sua primeira luta, Kaneda derrota Adon, e se transforma em Guerreiro Mundial. Kaneda, juntamente com Ryuji, acaba com um carregamento da Shadaloo na Tailândia.
Kaneda luta contra Sakura, e a derrota aplicando apenas uma vez o seu Repeating Fireball. Ela então passa a segui-lo, para que ele a treine, já que Ryu não quer fazê-lo. Kaneda a deixa morar com ele, mas diz que apenas treinará junto com ela, e não será seu sensei. Iori, na luta contra Cody, quase o mata, e ele fica vivendo por meio de aparelhos. Por isso, Takashi quase o manda embora.
Kaneda vai passando ao longo das fases, e derrota Ken Masters, por tempo. Kaneda então vence Hwoarang, e vence Ken na final (que tinha passado por uma repescagem), novamente sem nocaute. Mas um dia antes da semi-final, o time vai acabar com um carregamento da Shadaloo e acaba dando de cara com M. Bison, líder dessa organização. Ele luta contra todos, e decide ir embora, mas Ryuji o desafia. Bison estava muito ferido, e por pouco Ryuji não vence.
Após a final, na volta para Okinawa, o time acha o dojô destruído. Takashi e Kim estão quase mortos, mas Kaneda e Ryuji descobrem que Key e Jessica já cruzaram essa fronteira. Kaneda sai de moto, e joga o corpo de Key no mar. Kaneda soca a parede, chuta, bate com a cabeça, e fica muito ferido. Sakura cuida dele.
Após algum tempo, durante a reconstrução do dojô, Sakura quase cai, e Kaneda a segura. Ela dá um beijo nele. Kaneda a repreende, mas ele percebe que acabara gostando, pois estava muito carente. Chun Li os visita, e conta que a missão será mais difícil que parece. Ela pede que aguardem, pois a Interpol anda investigando bastante sobre a Shadaloo.
Dois meses se passaram, e no aniversário de Kaneda, Hwoarang decidiu sair para se divertir, e foi assassinado. Chun Li pede que não saiam do dojô até quando a missão começar, assim M. Bison achará que se calaram e desistiram. No circuito se comentou muito sobre os Guerreiros Mundiais Kaneda e Iori, que não participavam mais de torneio nenhum.
Em um show de rock, em que Kaneda e Sakura relaxavam, ocorre um ataque de ninjas, provocando o caos. O líder do grupo entrega um bilhete para Kaneda, com uma foto de Hwoarang, pedindo para ser salvo. O bilhete pedia que ele fosse sozinho.
Kaneda foi com seus amigos, e largou-os numa esquina. Na doca estavam Rolento, Birdie e Sodom. A Shadaloo realmente conhecia a força do campeão do Street Fighter Alpha. Kaneda então pediu que deixassem Hwoarang ir. Eles deixaram e o amarraram. Então Kaneda chamou os amigos e atiradores renderam todos. Rolento pediu uma luta, então Hwoarang voltou. Seus olhos estavam vermelhos. Agora eram 4x4...
Kaneda lutou contra Hwoarang, e mesmo com suas novas forças, Kaneda o venceu com uma bela estratégia. Mas Kaneda não quis atacar mais o amigo e foi ferido gravemente. No entanto, Iori fugiu com ele, e ambos levaram alguns tiros dos guardas de M. Bison.
Kaneda se recuperou e estava pronto para missão. Chun Li chamou Kaneda e os outros para entrarem disfarçados de turistas lá, com nomes falsos. Então arrumariam um jeito de entrar na base (roubando trajes de soldados), e conhecê-la totalmente.
A primeira fase do plano deu certo. Durante a noite, foram atacados por Hwoarang e soldados da Shadaloo. Hworang desafiou Kaneda, e ele teve de lutar. Quando Kaneda o atacou com um poderoso Repeating Fireball, ele recobrou a consciência. Na manhã seguinte, Chun Li levou todos para Okinawa, para serem tratados lá.
No Torneio dos Guerreiros Mundiais, algum tempo depois, logo de cara Kaneda enfrentou sua superior e amiga Chun Li. Ele a venceu com certa facilidade (tomando apenas um golpe, que por sinal foi defendido). Kaneda seguiu, e agora enfrentaria Vega. Kaneda o venceu com grande facilidade (assim como venceu Chun Li), e o entregou às autoridades.
Agora Kaneda teria o maior desafio de sua vida. Kaneda ia enfrentar M. Bison. Foi uma luta muito difícil, onde Kaneda gastou todas as suas energias. Mas Kaneda venceu. Sem nocaute, mas venceu. M. Bison apanhou muito e estava perto do nocaute, mas o tempo acabou.
Durante o jantar, M. Bison invadiu o local com Sagat e com tropas. Ryuji então lutou contra Sagat, vencendo-o rapidamente. Enquanto isso, a mente de Iori foi dominada. Iori tentou atacar Kaneda, mas foi nocauteado por Takashi. Ele acordou normalmente, pois o dominador estava morto. Iori, vendo o corpo nocauteado de Bison, sacou sua espada e o decaptou, matando-o.
Seguindo no torneio, Kaneda agora ia enfrentar Ryu. Finalmente os dois iam lutar. Mas Kaneda estava muito fraco, ainda mais depois das lutas com M. Bison, Vega e Chun Li, três grandes oponentes. Ryu venceu pelo limite de tempo, com pouca diferença. Mas Kaneda o desafiou para uma luta futura, e desta vez ambos estariam com todas as forças. Ryu aceitou o desafio.
Então chegou o dia da luta entre Kaneda e Ryu. Kaneda estava calmo, apesar do grande desafio. Foi uma boa luta, mas bastou um Repeating Fireball para deixar Ryu muito ferido. Kaneda usou seu poderoso Ice Blast, deixando Ryu a um golpe do nocaute. Ryu não se livrou do gelo, e tomou um Jab, que acabou com tudo. Kaneda ficou muito feliz, e agora era o Grande Mestre dos Guerreiros Mundiais. Ryu, ao acordar, o convidou para morarem juntos por um tempo, para treinarem e compartilharem ensinamentos; Ryu, Chun Li, Kaneda e Sakura. Kaneda concordou, mas chamou também sua mãe para morar na casa ao lado.
E Ryu e Kaneda passavam o dia treinando, descobrindo as falhas um do outro, para serem eliminadas no dia seguinte. E foi assim, se preparando para o amanhã, para um novo confronto, em um novo dia...
Após um mês, Enquanto isso, num hospital próximo, Hwoarang acorda, após um mês de coma. Cammy está do seu lado, e conta sobre o que aconteceu no torneio e depois dele, e diz que o M-12 ficou interessado em Hwoarang por seu potencial.
Uma nova ameaça surge pelas forças remanescentes da Shadaloo, lideradas por Aka Zahn, que quer roubar os segredos do estilo de Ryu e Ken. Kaneda, Iori e Hwoarang entram na luta, e Ryuji acaba se revelando ainda um agente infiltrado no time. Isso leva Iori a explodir em sua ira e a separar sua cabeça do corpo com sua katana. Akuma surge para o confronto final com Ryu, mas Kaneda impede que o antigo Grande Mestre seja morto.
Os amigos se separaram e tiveram alguns anos de paz. Contudo, a batalha recomeça quando monges do templo de Iori começam a aparecer mortos. Todos se unem contra essa nova ameaça, agora na Índia. Encontram Ravana, Garuda e Kairi, filho de um dos mestres de Iori. Na luta, Garuda faz Sakura se virar contra Kaneda e ela executa um Instant Hell Murder, fazendo a caverna desabar. A luta parece perdida e Guy chega, salvando todos. Kairi e Garuda somem, mas Ravana morre. Após dias Kaneda é dado como morto.
Sucedem intensas batalhas contra a Illuminati, uma nova organização que patrocina torneios e interfere em eventos mundiais. No confronto com Gill, seu líder, Kaneda e seus amigos percebem que ele não é um cara mau, mas que apenas tem métodos extremos para tentar salvar a humanidade de um desastre. Uma facção dissidente da Illuminati, liderada por Urien, irmão de Gill, é mais extrema e promove o caos.
No Torneio dos Guerreiros Mundiais, um ano mais tarde, Kaneda acaba desistindo no meio da disputa por problemas maiores. O vencedor é Ryu, que surpreende Gill na grande final. Enquanto isso, Guy chama os amigos para acabarem de uma vez com Urien. Ao chegarem, se deparam com Garuda. Ele conta que sempre esteve por trás de tudo, e que ancestrais dos três o selaram no passado. Ele matou ex-membros do time, e ele atacou Hwoarang no bar, entregando-o para a Shadaloo. Depois de uma dura luta, eles o matam de uma vez por todas. Desde então Kaneda, Sakura, Ryu e Chun Li mantêm uma forte amizade, treinando juntos em busca da perfeição de seus estilos.

Personalidade: Você é amigável e de personalidade forte. Nas situações de combate, sempre ataca de longe, com a sua melhor arma: Repeating Fireball. Você dificilmente comemora antes da hora. Sente grande saudade de Kaori e ama muito Sakura, além de prezar muito a amizade de Ryu, Chun Li e outros. Como os elementalistas do ar, é sonhador, visionário e compenetrado.

Aparência: Kaneda é relativamente alto (1,82m), com longos cabelos castanhos-escuros. Seus olhos emanam um verde intenso, nunca visto antes. Sempre que vai aplicar uma manobra que utiliza seu Chi, seus olhos se tornam todos vermelhos, não se sabe porquê. Para os combates utiliza seu tradicional gi branco, com escritas japonesas nas costas. Usa seu gi com mangas, mas dobradas. Fora das arenas, usa roupas comuns, como calça jeans e camisetas brancas, com frases de Karatê, como o lema.