A seguir estão listas as categorias de Manobras Especiais, bastando acessá-la para ver todas as Manobras Especiais daquela categoria. Os poderes estão agrupados em seis categorias (Soco, Chute, Bloqueio, Apresamento, Esportes e Foco), de acordo com a técnica em que se baseiam. Por exemplo, você encontrará o Dragon Punch de Ken sob Soco, e o Rolling Attack de Blanka sob Esportes.
Para visualizar somente as Manobras disponíveis para seu estilo, procure a seção de Estilos.
No item Movimentos Comuns estão as manobras que podem ser aprendidas por qualquer estilo (possuem custo “Outros”), desde que seja pago um custo maior por elas.
Saiba como escolher suas Manobras Especiais neste post.
- Manobras de Soco
- Manobras de Chute
- Manobras de Bloqueio
- Manobras de Apresamento
- Manobras de Esportes
- Manobras de Foco
- Movimentos Comuns
Praticamente qualquer um pode aprender o básico das artes marciais, mas a maioria não tem a paciência ou determinação para avançar até os níveis mais altos do seu estilo. Apenas raros indivíduos têm a disciplina mental, habilidade física e espírito de luta necessários para se tornar um mestre do estilo escolhido. E poucos destes mestres conseguem desenvolver os assim chamados poderes especiais das artes marciais. Estas habilidades sobre-humanas freqüentemente distinguem os vencedores dos perdedores no circuito Street Fighter.
Muitos Street Fighters se destacam por seu domínio das Manobras Especiais. Elas demonstram tão impressionante capacidade marcial que se tornam marcas registradas do seu usuário. Um guerreiro é identificado e lembrado por suas manobras especiais: todos sabem que, se você chegar muito perto de Honda, sairá da luta com uma centena de escoriações.
Na maioria dos casos, uma Manobra Especial é resultado de talento e treinamento. Praticando um movimento incontáveis vezes, um Street Fighter pode aperfeiçoar uma manobra até níveis sobre-humanos. Contudo, em alguns casos, uma Manobra Especial é na verdade uma manifestação de uma habilidade sobre-humana. Os rigores do treinamento, o foco da meditação, o sacrifício da dedicação evocam estes poderes latentes em um verdadeiro Street Fighter.
Resumindo, Manobras Especiais são os movimentos e manobras excepcionais que somente podem ser aprendidos através de uma combinação de treinamento, disciplina e habilidade natural. Manobras Especiais vão de um simples Foot Sweep (rasteira) ao devastador Flaming Dragon Punch ou o exótico Yoga Teleport.
Cada Manobra Especial tem um pré-requisito de algum tipo. Além disso, um personagem precisa encontrar um Sensei de um estilo para aprender as Manobras Especiais mais avançadas do estilo. Encontrar e convencer um mestre como esse a treinar você é frequentemente o próprio tema de uma aventura.
O que os Números Significam?
A descrição de cada Manobra Especial inclui números e informações que definem como a manobra é aprendida e usada em combate. Todos estes números são explicados (ou indicam onde encontra a explicação) a seguir:
Pré-requisitos
Leia sobre Pré-Requisitos neste post.
Pontos de Poder
Leia sobre Pontos de Poder neste post.
Descrição e Sistema
Cada Manobra Especial também tem uma breve explicação sobre o que ela é, o que aparenta ser quando executada, como foi desenvolvida e como os artistas marciais treinam para aperfeiçoá-la.
Todas as informações sobre regras em cada poder são listadas sob o termo Sistema. Muitas das regras podem não fazer sentido até que você leia o capítulo sobre combate, mas você pode perguntar ao seu Narrador sobre elas.
Custos em Chi e Força de Vontade
Muitas manobras exigem que o Street Fighter gaste um ou mais pontos de Chi e/ou Força de Vontade antes de executá-las. Os custos de Chi e Força de Vontade estão listados onde forem necessários. Se um personagem não tem Chi ou Força de Vontade o bastante para pagar pela manobra, então ele não pode aplicá-la. Se o personagem é interrompido e não pode aplicar sua manobra especial (a vítima sai para fora do alcance, o lutador é derrubado…) ele sempre pode escolher não realizar a manobra e economizar seu Chi e/ou Força de Vontade. Apenas quando a manobra é efetivamente realizada ele gasta Chi e/ou Força de Vontade.
Modificadores
Saiba mais sobre os Modificadores de Manobras lendo este post e este.
Vantagens das Manobras
Algumas Manobras, têm qualidades extras além da capacidade de causar dano. As vantagens são as seguintes:
- Manobra de Interrupção (permitem abortar outra manobra)
- Manobra Aérea
- Manobra Anti-Aérea (derruba aéreos)
- Manobra Combo
- Manobra de Agachamento
- Knockdown
- Manobra de Múltiplo Impacto (duplo, triplo)
- Manobra de Impacto Dinâmico (vinculada a técnica)
- Apresamento Sustentado
- Manobra de Projétil
- Manobra de Projeção
Sua Manobra
Nesta seção lidamos primariamente para definir como as Manobras Especiais se encaixam nas regras do jogo. Mas Street Fighter é um jogo em que histórias são contadas, logo, também é importante mostrar como as manobras podem ser usadas para contar uma história melhor e desenvolver personagens mais interessantes. Os posts a seguir exploram as Manobras Especiais do ponto de vista “teatral” do RPG.